Como o mundo pode acabar

Muitos já previram o fim do mundo. Um desastre cataclísmico de grandes proporções, a fúria de Deus, destruição pela força da natureza ou a ira do próprio homem. Seria bom ignorar todas as previsões, falar que isso jamais irá acontecer e que a raça humana viverá eternamente em nosso lindo planeta azul, mas as previsões estão certas e um dia o mundo irá acabar. Não é uma questão de “se vai acabar” e sim de “como vai acabar”. A seguir você confere a lista das 7 maneiras que o mundo pode acabar.

Clique no infográfico para ver os detalhes.
ASTEROIDE
A Terra é constantemente atingida por resíduos espaciais, na última vez que um asteroide gigante se chocou com nosso planeta, há 65 milhões de anos, resultou na extinção dos dinossauros, da próxima vez pode ser a nossa. As consequências são tão terríveis que uma das principais atividades da Nasa é manter esses asteroides mortíferos sob observação. Existem aproximadamente 1000 asteroides próximos da Terra mas nenhum é uma ameaça a nós, geralmente eles são pequenos e se desintegram ao entrar na atmosfera. 

AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global não é mais uma teoria e sim uma realidade que a humanidade já esta enfrentando. Os possíveis efeitos a longo prazo variam entre eventos como a desertificação de grandes áreas de cultivo do mundo o que significa um planeta mais frio com agricultura reduzida ou a invasão de doenças anteriormente limitadas aos trópicos. Mas isso não altera o fato de que as consequências do aquecimento global estão tendo impactos rápidos sobre civilização. Das estimadas 10 milhões de espécies de animais, 300 mil desapareceram nos últimos 50 anos, e se continuar assim a próxima espécie pode ser a nossa. 

ERA GLACIAL
Houve pelo menos oito eras glaciais nos últimos 700 mil anos. Quando falamos de Era Glacial, não é apenas um friozinho qualquer, a próxima pode chegar a qualquer hora e segundo especialistas ela pode ser desencadeada também pelo aquecimento global. As calotas polares árticas estão derretendo, tornando a água do atlântico norte menos salgada, isso pode ter sérias consequências. Os oceanos absorvem calor nos trópicos, e as correntes marítimas transportam esse calor para o norte e para o sul, isso mantem a atmosfera mais quente em grandes latitudes. Se o atlântico norte se tornar menos salgado, ele impedirá a grande cadeia oceânica, que distribui o calor. Há uma grande chance de isso acontecer, pois já aconteceu no passado, com um curto período de tempo. Isso causaria o congelamento de boa parte do planeta, que permaneceria assim por pelo menos 70 mil anos. 

PANDEMIA
Seu cartão de vacinas está em dia? É melhor checar. Cientistas afirmam que probabilidade de acontecer pandemias é sempre alta, especialmente hoje, quando os contatos são facilitados e germes de diferentes partes podem ser intercambiados rapidamente em tempo relativamente curto. Quantas vezes o cinema mostrou um vírus que transforma as pessoas em terríveis zumbis devoradores de carne humana? Isso pode acontecer, devido a globalização uma epidemia poderia se espalhar rapidamente por todo Planeta. Além dos vírus que surgem naturalmente, ainda tem a ameaça dos que são feitos em laboratório, que podem escapar dos seus meios de criação ou serem lançados propositalmente no ambiente. 

VINGANÇA ROBÔ
Pode parecer coisa de ficção científica, mas máquinas programadas para matar não são uma realidade tão distante. Os cientistas Stuart Russell e Peter Norvig afirmaram no livro “Inteligência Artificial – Uma Abordagem Moderna”, que os computadores terão inteligência superior à humana. Um cérebro eletrônico que consegue perceber, entender, prever e manipular com certeza terá grande impacto no curso da civilização. Muitos cientistas da computação afirmam que, em breve, a inteligência artificial irá ultrapassar a inteligência humana. Esses robôs que são criados para ajudar as pessoas, podem se tornar a destruição da humanidade. 

GUERRA NUCLEAR
Se uma bomba nuclear explodir, tomara que você esteja longe. Uma explosão atômica é maneira rápida de varrer a vida de um lugar. Mas mesmo longe, a vida estará comprometida. Temperaturas congelantes, baixos níveis de luz, altas doses de radiação ionizante e radiação ultravioleta se estenderiam por vários meses depois de uma explosão nuclear. Produtividade em ecossistemas naturais e agrícolas poderiam ser severamente restringidos por um ano ou mais. Sobreviventes do pós-guerra teria de enfrentar a fome, bem como condições de congelamento no escuro e ser exposto a doses quase letais de radiação. Se os dois hemisférios forem afetados, a biosfera global seria comprometida. Grandes frações de animais, plantas e microrganismos da Terra morreria. O tamanho da população concebivelmente poderia ser reduzida a níveis pré-históricos ou abaixo e a extinção da espécie humana em si não podem ser excluídos se todos os países decidirem soltar bombas. 

SUPERNOVA
Daqui a 7,5 bilhões de anos o Sol vai se apagar, mas o fim do nosso planeta virá 6 bilhões de anos antes. Como toda as estrelas, o sol brilha porque tem massa demais, ele queima o hidrogênio transformando tudo em calor, luz e outras radiações. Quando o hidrogênio se esgotar, o astro vai começar a queimar o hélio liberando ainda mais energia, assim ele vai começar a expandir suas camadas externas, se transformando numa gigante vermelha. Ele começará a lançar 5 mil vezes mais energia que hoje, isso significa que a temperatura na Terra será superior a 500 graus Celsius. No auge da catástrofe, a Terra não passará de uma bola incandescente, a centenas de graus Celsius, sem atmosfera. As rochas terão se derretido e o relevo, se achatado, e o lindo planeta-água será uma caldeira em chamas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...